terça-feira, 16 de julho de 2013

Vírus e antivirus

Introdução
Um vírus de computador é um programa malicioso que infecta o sistema, faz copias de si mesmo e tenta espalhar-se para outros computadores, de diversas maneiras.

       Os vírus são mais comumente espalhados por anexos em mensagens de e-mail ou em mensagens instantâneas.

Historia do Vírus:

Em 1983, Len Eidelmen demostrou um seminário sobre a segurança computacional, um programa auto replicante num sistema VAX11/750.O primeiro vírus para o computador nasceu em 1986 e chamava-se Brain, era da classe dos vírus de Boot, ou seja, danificava o sector de inicialização do disco rígido . A sua forma de propagação era através de uma disquete contaminado.
Em 1989,aparece o Dark avenger, o qual vem contaminar rapidamente os computadores, mas o estrago é bem lento, permitindo que o vírus passe despercebido.
        Em 1992, Michelangelo, o primeiro vírus a aparecer na media . É programado para sobre gravar partes da unidades de  disco rígido criando pastas e arquivos com conteúdos.
Em 1995, surgi o vírus Concepto, o primeiro vírus de Macro. Ele espalha-se facilmente ,  pois replicam-se  através de sector de boot, espalhando por todos os  arquivos executáveis.
Em 2000, o vírus LoveLetter, varre a Europa e os Estados unidos em seis horas. Infecta cerca de 2,5 a 3 milhões  de maquinas e causou danos estimados em 8,7 bilhões $.

Tipos de Vírus:


Vírus de boot
Um dos primeiros tipos de vírus conhecidos , o vírus de boot infecta a partição de inicialização do sistema operacional. Assim, ele é ativado quando o computador é ligado e o sistema operacional é carregado.
Time bomb
Os vírus do tipo “Bomba-relógio”  são programados para se ativarem em determinados momentos, definidos pelo seu criador, desligando o computador infectado.
Worms e Vermes
      Os seus criadores por vezes, deixaram de lado o desejo de danificar o sistema e passaram a programar os meus vírus de forma que apenas se repliquem, sem o objetivo de causar graves danos ao sistema. Este tipo de vírus passou a ser chamado de Verme ou Worms. Eles então mais aperfeiçoado, já numa versão que ao atacar a máquina hospedeira, não só se replica, mas também se propaga pela internet, pelos e-mail que estão registrados no clientes de e-mail, infectando as maquinas que abrirem aquele e-mail, reiniciando o ciclo.
Trojans ou cavalo de troia
      os trojans são programas de computador que parecem ser uteis, mas na verdade comprometem a sua segurança e causam muitos danos. Um trojans recente apresentava-se como um e-mail com anexos de supostas atualizações de segurança da Microsoft, mas na verdade era um vírus que tentava desativar programas antivírus e firewall.

Existem outros tipos de também tais como :
ØVírus de macro
ØKeyloggers
ØVírus de Orkut
ØHijackers

Quais os danos que o vírus pode causar?
ØPerda de desempenho do micro 
ØExclusão de Arquivos 
ØAlteração de dados 
ØAcesso à informações confidenciais por pessoas não autorizadas 
ØPerda de desempenho da rede (local e internet) 
ØMonitoramento de utilização (espiões)
ØReconfiguração do Sistema Operacional

Conceito de antivírus

Os antivírus são programas desenvolvidos em empresas de segurança, com o objetivo de detectar e eliminar vírus encontrados no computador. Os antivírus possuem uma base de dados contendo as assinaturas dos vírus de que podem eliminar. Desta forma, somente após a atualização do seu banco de dados, os vírus recém-descobertos podem ser detectado. A Panda software criou um serviço de heurística que foi muito popular, porque detectou 98.92% dos vírus desconhecidos ( não na sua base de dados) num teste.


Via operador de micro jessica

Nenhum comentário:

Postar um comentário