sábado, 31 de março de 2012

COMPONENTES INORGÂNICOS DA CÉLULA ÁGUA

COMPONENTES INORGÂNICOS DA CÉLULA
ÁGUA
De todas as substâncias componentes da célula, a água é a que se encontra em proporção maior. Tal proporção varia com a espécie. Por exemplo, nos cnidários sua proporção pode chegar a 98%, nos moluscos é um pouco menor do que 80%, na espécie humana varia entre 60 e 70%. Dentro da mesma espécie, a proporção de água varia nos diferentes tecidos. Assim, nos tecidos musculares e nervosos sua proporção é de 70 a 80%, enquanto que no tecido ósseo é de cerca de 25%.
Como nas reações metabólicas a água pode funcionar como reagente ou formar-se como produto, em células co-intensa atividade metabólica a proporção de água é elevada. A proporção de água varia, ainda, com a idade do organismo. Nos embriões, a quantidade de água é maior do que nos adultos que é maior de que nos velhos e assim por diante.
Na molécula de água, os átomos de hidrogênio unem-se aos átomos de oxigênio por ligações covalentes, formando um ângulo de aproximadamente 105º. Portanto, a molécula de água não é linear. Nesses conjuntos, os átomos de oxigênio de uma molécula, polarizados negativamente, são atraídos por prótons dos átomos de outras moléculas.
A atração entre o átomo de oxigênio de uma molécula e o átomo de hidrogênio de outra molécula denomina-se ponte de hidrogênio. É devido às pontes de hidrogênio que a água é bastante resistente a mudanças de temperatura. Entre todas as substâncias conhecidas, a água é a que apresenta um dos maiores calores específicos (1cal/gºC).
SAIS MINERAIS
Fundamentais para a matéria viva, os sais minerais são encontrados nos organismos sob duas formas básicas: insolúvel e solúvel.
- Insolúvel: acham-se imobilizados como componentes na estrutura esquelética.

Nenhum comentário:

Postar um comentário