segunda-feira, 15 de julho de 2013

Rembrandt Van Rijn




Rembrandt Harmenszoon van Rijn

Nascimento: 15 de julho de 1606

Morte: 4 de outubro de 1669

Área: Pintura e gravura

Estilo: Barroco


foi um pintor e gravador holandês. É geralmente considerado um dos maiores nomes da história da arte europeia e o mais importante da história holandesa. É considerado, por alguns, como o maior pintor de todos os tempos. Suas contribuições à arte surgiram em um período denominado pelos historiadores de "Século de Ouro dos Países Baixos", na qual a influência política, a ciência, o comércio e a cultura holandesa — particularmente a pintura — atingiram seu ápice.
Tendo alcançado sucesso na juventude como um pintor de retratos, seus últimos anos foram marcados por uma tragédia pessoal e dificuldades financeiras. No entanto, suas gravuras e pinturas foram populares em toda a sua vida e sua reputação como artista manteve-se elevada, e por vinte anos ele ensinou quase todos os importantes pintores holandeses. Os maiores triunfos criativos de Rembrandt são exemplificados especialmente nos retratos de seus contemporâneos, autorretratos e ilustrações de cenas da Bíblia. Seus autorretratos formam uma biografia singular e intimista em que o artista pesquisou a si mesmo sem vaidade e com a máxima sinceridade.

A vida de Rembrandt van Rijn

O maior artista da Holanda nasceu em 1606 em Leiden, filho de um rico moedor. Aos 18 anos, Rembrandt Harmenszoon van Rijn foi para Amsterdam para trabalhar para Pieter Lastman, um famoso pintor. Seis meses depois, ele estava pronto para abrir seu próprio ateliê em Leiden.
Ninguém conseguia brincar com sombras e luzes como Rembrandt. Ele logo se tornou popular e decidiu voltar para a rica cidade de Amsterdam em 1631. Três anos depois, casou-se com Saskia van Uylenborch.
Apesar de ser um artista talentoso e respeitado, os últimos anos da vida de Rembrandt foram difíceis. Saskia, o amor de sua vida, morreu, e as dívidas obrigaram Rembrandt a vender sua casa e suas posses. Vários anos depois, morreram sua amante, Hendrickje Stoffels, e seu filho, Titus. Por fim, em 1669, Rembrandt morreu na pobreza.

Maiores obras de Rembrandt:

  • A Ronda Noturna
  • A Aula de Anatomia do Dr. Nicolaes Tulp
  • A Noiva Judia
  • Retrato de Jan Six
  • Titus
  • vários autorretratos
  • A obra de Rembrandt van Rijn

    Rembrandt é lembrado principalmente pela maneira como usava luz e sombras para chamar a atenção para eventos e pessoas em seus quadros. Seu estilo dava às suas pinturas um viés dramático. Ele também ousou na criatividade. 
    Seu quadro mais famoso, a Ronda Noturna, é uma composição viva, que se diferencia de outros importantes retratos de grupo. Rembrandt produziu 300 pinturas, 300 gravuras e 2.000 desenhos durante sua vida. Entre seus pupilos famosos estão Gerard Dou, Ferdinand Bol e Govert Flinck. 
    Na casa onde morou o pintor, entre 1639 e 1660 foi estabelecido o Museu Rembrandt em 1906, após a casa ter sido comprada pela Fundação Rembrandt. O endereço é Jodenbreestraat 4, Amsterdã.
    Lá o visitante pode apreciar alguns quadros de Rembrandt e de seus pupilos, bem como cômodos com objetos usados pelo pintor, incluindo seu atelier. Um dos cômodos mais curiosos abriga a coleção de objetos de Rembrandt, incluindo crânios de animais, animais embalsamados, conchas, armaduras e outros mais, que o pintor colecionava e também utilizada em seus quadros, quando necessário.
    O museu é facilmente acessado por transporte público e se encontra próximo do famoso bairro de Red Light. Além de ter um museu próprio, vários outros museus de renome mundial também possuem obras de Rembrandt. Dentre estes, podemos destacar:
    • Rijksmuseum, em Amsterdã
    • Mauritshuis em Haia
    • Museu Hermitage em São Petersburgo
    • National Gallery em Londres
    • Gemäldegalerie em Dresden
    • Louvre em Paris
    • Nationalmuseum em Estocolmo
    • Kassel

Nenhum comentário:

Postar um comentário