quarta-feira, 31 de julho de 2013

Estruturas Geologicas e Seus Efeitos .



Introdução

Neste trabalho vou falar inicialmente, como base para o entendimento dos efeitos que modelam as faixas litorâneas, constituídas por praias, procura-se apresentar uma descrição dos agentes geológicos de superfície intervenientes no processo. Estrutura geológica Estrutura geológica são diferentes tipos de rochas e mineiras que compõem a litosfera.



OS VENTOS, AS ONDAS E AS MARÉS COMO AGENTES GEOLÓGICOS DE SUPERFÍCIE MODELADORES DAS FAIXAS LITORÂNEAS.

1 - Origens dos Agentes Geológicos Inicialmente, como base para o entendimento dos efeitos que modelam as faixas litorâneas, constituídas por praias, procura-se apresentar uma descrição dos agentes geológicos de superfície intervenientes no processo. Quando as ondas eletromagnéticas do Sol alcançam a atmosfera terrestre, aproximadamente 40% da energia correspondente são refletidas para o espaço, sem qualquer mudança. Dos 60% restantes, uma parcela de, aproximadamente, 20%éabsorvida.
Pela atmosfera, aquecendo-a. O restante final (40%) é absorvido pelos oceanos e pelos continentes. A parcela da energia
Absorvida pelos oceanos aquece a água, produzindo evaporação, vapor d’água, chuvas, neves e todas as demais formas de precipitação. A parte absorvida pelos solos e rochas também causam aquecimento e, consequentemente o ar, podendo produzir correntes de convecção.
Originadoras de ventos que,
Soprando sobre os oceanos, produzem ondas. Assim os maiores agentes de
Transporte de sedimentos, atuantes sobre a superfície da Terra, têm como fonte primária a energia solar.

O que é Estrutura geológica?
A realização de estudos direcionados ao conhecimento geológico é de extrema importância para saber quais são as principais jazidas minerais e sua quantidade no subsolo. Tal informação proporciona o racionamento da extração de determinados minérios, de maneira que não comprometa sua reserva para o futuro.
A superfície brasileira é constituída basicamente por três estruturas geológicas: escudos cristalinos, bacias sedimentares e terrenos vulcânicos.
Escudos cristalinos: são áreas cuja superfície se constituiu no Pré-Cambriano, essa estrutura geológica abrange aproximadamente 36% do território brasileiro. Nas regiões que se formaram no íon Arqueano (o qual ocupa cerca de 30% do país) existem diversos tipos de rochas, com destaque para o granito. Em terrenos formados no íon Proterozoico são encontradas rochas metamórficas, onde se formam minerais como ferro e manganês.
• Bacias sedimentares: estrutura geológica de formação mais recente, que abrange pelo menos 58% do país. Em regiões onde o terreno se formou na era Paleozoica existem jazidas carboníferas. Em terrenos formados na era Mesozoica existem jazidas petrolíferas. Em áreas da era Cenozoica ocorre um intenso processo de sedimentação que corresponde às planícies.
• Terrenos vulcânicos: esse tipo de estrutura ocupa somente 8% do território nacional, isso acontece por ser uma formação mais rara. Tais terrenos foram submetidos a derrames vulcânicos, as lavas deram origem a rochas, como o basalto e o diafásico, o primeiro é responsável pela formação dos solos mais férteis do Brasil, a “terra roxa”.


Conclusão

Conclui que Estrutura geológica é diferentes tipos de rochas e mineiras que compõem a litosfera. É de extrema importância para saber quais são as principais jazidas minerais e sua quantidade no subsolo. A superfície brasileira é constituída basicamente por três estruturas geológicas: escudos cristalinos, bacias sedimentares e terrenos vulcânicos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário