terça-feira, 9 de julho de 2013

Brasil


§Oficialmente República Federativa do Brasil, Brasil tem um litoral de 7 491 km e é o maior país da América do Sul e da região da América latina, sendo o quinto maior do mundo em área territorial (equivalente a 47% do território sul-americano) e população (com mais de 193 milhões de habitantes). É o único país onde se fala majoritariamente a língua portuguesa na América e o maior país lusófono do planeta, além de ser uma das nações mais multiculturais e etnicamente diversas, em decorrência da forte imigração oriunda de variados cantos do mundo. É limitado a norte pela Venezuela, Guiana, Suriname e pelo departamento ultramarino francês da Guiana Francesa; a noroeste pela Colômbia; a oeste pela Bolívia e Peru; a sudoeste pela Argentina e Paraguai e ao sul pelo Uruguai. Vários arquipélagos formam parte do território brasileiro, como Fernando de Noronha (o único destes habitado), Atol das Rocas, Arquipélago de São Pedro e São Paulo e Trindade e Martim Vaz. O país faz fronteira com todos os outros países sul-americanos, exceto Equador e Chile.

Descoberta

§O Brasil foi descoberto pelos europeus em 1500, por uma expedição portuguesa liderada por Pedro Álvares Cabral. O território atual do país, até então habitado por indígenas ameríndios divididos em alguns milhares de grupos étnicos e linguísticos distintos, a partir de tal evento torna-se uma colônia do império ultramarino português. O vínculo colonial foi, de fato, quebrado em 1808, quando a capital do reino foi transferida de Lisboa para o Rio de Janeiro, depois de tropas francesas comandadas por Napoleão Bonaparte invadirem Portugal. Em 1815 se torna um reino unido com Portugal. Sua independência, proclamada por Dom Pedro I (o primeiro imperador), se deu em 1822. Inicialmente independente como Império, período no qual foi uma monarquia constitucional parlamentarista, o Brasil se tornou uma república em 1889, através de um golpe militar chefiado pelo marechal Deodoro da Fonseca (o primeiro presidente), embora a legislatura bicameral, agora chamada de congresso nacional, remonte à ratificação da primeira constituição, em 1824. A sua constituição atual, formulada em 1988, define o Brasil como uma república federativa presidencialista, formada pela união do Distrito Federal, dos 26 estados e dos 5 570 municípios.
Economia Brasileira
§A economia brasileira é a maior da América Latina e do Hemisfério Sul, a sétima maior do mundo por PIB nominal e a sétima maior por paridade do poder de compra (PPC). Reformas econômicas deram ao país novo reconhecimento internacional, seja em âmbito regional ou global. O país é membro fundador da Organização das Nações Unidas (ONU), G20, Comunidade dos Países de Língua Portuguesa(CPLP), União Latina, Organização dos Estados Americanos (OEA), Organização dos Estados Ibero-americanos (OEI), Mercado Comum do Sul (Mercosul) e da União de Nações Sul-Americanas (Unasul), além de ser um dos países BRIC. O Brasil também é o lar de uma diversidade de animais selvagens, ecossistemas e de vastos recursos naturais em uma grande variedade de habitats protegidos.

Regimes Militares

§Vários governos provisórios breves sucederam-se após o suicídio de Vargas. Juscelino Kubitschek se tornou presidente em 1956 e assumiu uma postura conciliadora em relação à oposição política, o que lhe permitiu governar sem grandes crises. A economia e o setor industrial cresceram consideravelmente, mas sua maior conquista foi a construção da nova capital, Brasília, inaugurada em 1960. Seu sucessor, Jânio Quadros, renunciou em 1961, menos de um ano após assumir o cargo. Seu vice-presidente, João Goulart, assumiu a presidência, mas suscitou forte oposição política e foi deposto pelo Golpe de 1964 que resultou em um regime militar.

§O novo regime se destinava a ser transitório, mas, cada vez mais fechado em si mesmo, se tornou uma ditadura plena com a promulgação do Ato Institucional Nº 5 em 1968. A censura e a repressão em todas as suas formas (incluindo a tortura), não se restringiu aos políticos oposicionistas e militantes de esquerda. A sua ação alcançou a todos aqueles a quem o regime encarava como opositores, ou a eles ligados, o que abrangeu praticamente a todos os setores sociais; entre eles artistas, estudantes, jornalistas, clérigos, sindicalistas, professores, intelectuais, além dos próprios militares e policiais que demonstrassem não estar alinhados com o regime, e familiares de presos políticos. Tendo também participado na perseguição internacional a dissidentes sul-americanos em geral, através da infame Operação Condor. A exemplo de outros regimes ditatoriais na história, o regime militar brasileiro atingiu o auge de sua popularidade num momento de alto crescimento econômico, que ficou conhecido como "milagre econômico", momento este que coincidiu com o auge da repressão.

Cultura Musical

§A música do Brasil se formou, principalmente, a partir da fusão de elementos europeus e africanos, trazidos respectivamente por colonizadores portugueses e escravos. Até o século XIX Portugal foi a porta de entrada para a maior parte das influências que construíram a música brasileira, clássica e popular, introduzindo a maioria do instrumental, o sistema harmônico, a literatura musical e boa parcela das formas musicais cultivadas no país ao longo dos séculos, ainda que diversos destes elementos não fosse de origem portuguesa, mas genericamente europeia. O primeiro grande compositor brasileiro foi José Maurício Nunes Garcia, autor de peças sacras com notável influência do classicismo vienense. A maior contribuição do elemento africano foi a diversidade rítmica e algumas danças e instrumentos, que tiveram um papel maior no desenvolvimento da música popular e folclórica, florescendo especialmente a partir do século XX. O indígena praticamente não deixou traços seus na corrente principal, salvo em alguns gêneros do folclore, sendo em sua maioria um participante passivo nas imposições da cultura colonizadora.

Cultura Literaria

§A literatura brasileira surgiu a partir da atividade literária incentivada pelos jesuítas após o descobrimento do Brasil durante o século XVI. No séculos posteriores, o barroco desenvolveu-se no nordeste do país nos séculos XVI e XVII e o arcadismo se expandiu no século XVIII na região das Minas Gerais. No século XIX, o romantismo brasileiro afetou a literatura nacional, tendo como seu maior nome José de Alencar. Após esse período, o realismo brasileiro expandiu-se pelo país, principalmente pelas obras de Machado de Assis, poeta e romancista, cujo trabalho se estende por quase todos os gêneros literários e que é amplamente considerado como o maior escritor brasileiro. grandes nomes como Manuel Bandeira, Carlos Drummond de Andrade, João Guimarães Rosa, Clarice Lispector e Cecília Meireles.
§Brasília é a capital federal do Brasil e a sede do governo do Distrito Federal. A cidade está localizada na região Centro-Oeste do país, ao longo da região geográfica conhecida como Planalto Central. No censo demográfico realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística em 2010, sua população era de 2 562 963 habitantes, sendo, então, a quarta cidade brasileira mais populosa. Brasília também possui o segundo maior produto interno bruto per capita do Brasil (45 977,59 reais), o quinto maior entre as principais cidades da América Latina e cerca de três vezes maior que a renda média brasileira.
§
São Paulo é um município brasileiro, capital do estado de São Paulo e principal centro financeiro, corporativo e mercantil da América do Sul. É a cidade mais populosa do Brasil, do continente americano e de todo o hemisfério sul, e a cidade brasileira mais influente no cenário global, sendo considerada a 14ª cidade mais globalizada do planeta, recebendo a classificação de cidade global alfa, por parte do Globalization and World Cities Study Group & Network (GaWC). O lema da cidade, presente em seu brasão oficial, é "Non ducor, duco", frase latina que significa "Não sou conduzido, conduzo".


       Cristo Redentor


§Cristo Redentor é um monumento retratando Jesus Cristo, localizado no bairro do Alto da Boa Vista , na cidade do Rio de Janeiro, no estado do Rio de Janeiro, no Brasil. Situa-se no topo do Morro do Pão de Açúcar, a 709 metros acima do nível do mar. Foi inaugurado às 19h 15min do dia 12 de outubro de 1931 dia de Nossa Senhora Aparecida, depois de cerca de cinco anos de obras. Um símbolo do cristianismo , o monumento tornou-se um dos ícones mais conhecidos internacionalmente do Brasil. Dos seus 38 metros, oito estão no pedestal e trinta na estátua, a qual é a segunda maior escultura de Cristo no mundo, atrás apenas da Estátua de Cristo Rei, na Polônia.

    Cataratas do Iguaçu


§A área das Cataratas do Iguaçu é um conjunto de cerca de 275 quedas de água no Rio Iguaçu, localizada entre o Parque Nacional do Iguaçu, Paraná, no Brasil 20%, e o Parque Nacional Iguaçu em Missiones, na Argentina 80%, fronteira entre os dois países.



        Pão de Açúcar
 §Com 395 metros de altura, o Pão de Açúcar é outro importante ponto turístico do Rio de Janeiro. O local conta com um bondinho que leva os visitantes a terem uma incrível vista aérea da cidade e de toda as suas belezas naturais.


    Elevador Lacerda
§Entre os pontos turísticos do Brasil podemos destacar também o Elevador Lacerda que foi originalmente construído pelo engenheiro Augusto Frederico de Lacerda em 1873 e seu nome era Elevador Hidráulico da Conceição da Praia. Mais tarde ele foi rebatizado para Elevador Lacerda em homenagem ao seu construtor. O monumento recebeu uma grande reforma no ano de 1930, quando ganhou uma ponte e uma nova torre.
§Além de um belo ponto turístico na cidade de Salvador, ele é importante, pois liga a Cidade Baixa à Cidade Alta.


Encontro das Águas – AM
§Uma das mais belas imagens que a natureza pode proporcionar e que com certeza formam um dos mais lindos pontos turísticos do Brasil: O encontro das águas. O fenômeno nada mais é do que o encontro de dois rios, o Rio Negro e o Rio Solimões, porém suas águas não se misturam. Os motivos pelas duas águas não se misturarem são a densidade, temperatura e velocidade com que as águas correm no leito de seus rios.



Titulos: Copa do Mundo
1º Lugar
1958 na Suecia     
1962 no Chile
1970 no Mexico
1994 no E.U.A
2002 no Japão
e Na correia do Sul
2º Lugar
1950 no Brasil
1998 na França
3º Lugar
1938 na França
1978 na Argentina 






Copa América (Sulamericano)

1919, 1922, 1949, 1989, 1997, 1999, 2004 e 2007

Copa das Confederações

1997, 2005 e 2009














Outros Titulos:


§Taça do Atlântico 1956, 1960 e 1976
§Copa Roca 1914, 1922, 1945, 1957, 1960, 1962 e 1971
§Taça Bernardo O'Higgins1955, 1959, 1961 e 1966
§Taça Rio Branco1931, 1932, 1950, 1967 e 1968
§Taça Oswaldo Cruz 1950, 1955, 1956, 1958, 1961 e 1962
§Taça Rodrigues Alves 1922
§Taça Stanley Rous1987
§Torneio da Independencia do Brasil 1972
§Torneio Bicentenario EUA, Australia  1976, 1988
§Taça Inglaterra  1981
§Torneio da Amizade 1987
§Trofeu Coroa do Principe 1978
§Taça das Nações  1988
§Copa Fifa / JVC 1997
§Torneio Inter. del'Alcudia 2002
§Jogos Pan-Americanos1952 e 1956 (camp), 1963, 1975, 1979 e 1987 (jogos)
§Torneios Sub 20  1995 1983, 1985, 1993, 2003 e 2011 1974, 1983, 1985, 1988, 1991, 1992, 1995, 2001, 2007, 2009 e 2011


Nenhum comentário:

Postar um comentário