sábado, 31 de março de 2012

Citologia

Água: de todas as substância componentes da célula, a água é a mais abundante. Mas a proporção varia com a espécie, e dentro da mesma espécie, varia com os tecidos. A proporção de água varia ainda com a idade do organismo e com o metabolismo. Resumidamente, podemos enumerar as seguintes funções da água no organismo:
- solvente dos líquidos corpóreos
- meio de transporte de moléculas
- regulação térmica
- ação lubrificante
- atuação nas reações de hidrólise
- matéria-prima para a realização de fotossíntese.
Sais minerais: encontram-se no organismo em duas formas (solúveis e insolúveis) e suas funções são:
- formam a estrutura de tecidos
- fornecem elementos para o sangue, para hormônios, para atividades celulares
- na sua relação com a água, determinam a permeabilidade seletiva da célula.
Componentes Orgânicos da célula:
Glicídios: Os glicídios são compostos orgânicos cujas moléculas são formadas de CARBONO, HIDROGÊNIO e OXIGÊNIO. Subdividem-se em vários grupos, sendo os mais importantes, os: monossacarídeos, dissacarídeos e polissacarídeos.
Lipídios: Os lipídios são moléculas orgânicas que resultam da associação entre ácidos graxos e álcool. Insolúveis em água; são, no entanto, solúveis em solventes orgânicos. Os lipídios podem ser classificados em simples e complexos:
- Simples: possui em sua constituição apenas átomos de CARBONO, HIDROGÊNIO e OXIGÊNIO.
- Complexos: apresentam, além dos elementos contidos nos lipídios simples, átomos de FÓSFORO e HIDROGÊNIO.
Vitaminas: As vitaminas são substâncias orgânicas especiais que atuam a nível celular como desencadeadoras da atividade de muitas enzimas fundamentais no processo metabólico dos seres vivos. O curioso é que elas são exigidas pelo organismo em doses mínima. Cada vitamina possui um papel biológico diferente, por isso, não pode ser substituída por outra.
Ácidos Nucleicos: são substâncias orgânicas da maior importância para os seres vivos. Eles desempenham nas células, duas das mais relevantes funções: coordenar a síntese de todas as proteínas celulares e transmitir as informações genéticas, em todas as categorias de organismos.
Proteínas: constituem o componente orgânico mais abundante da célula, e são elas as principais substâncias sólidas que formam quase todas as estruturas celulares. As proteínas são muito mais componentes plásticos do que energéticos. Revelam sempre elevado peso molecular, por serem formadas pela junção dezenas de aminoácidos encadeados.
Enzimas: são proteínas especiais que têm função de estimular (ou desencadear) reações químicas que dificilmente seriam realizadas sem elas. As enzimas são sempre produzidas pelas células, mas podem evidenciar sua atividade intra ou extracelularmente.

Objetivos

• Passar para as pessoas uma idéia básica sobre a citologia, informando-lhes os seus componentes químicos.


Matérias e Métodos

• Leitura
• Pesquisa
• Resumo

Discussão

• Aprendemos um pouco mais sobre a citologia, com essa pesquisa podemos adquiri maiores conhecimentos, não foi difícil a pesquisa , foi muito interessante fazer e pesquisar sobre a citologia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário