segunda-feira, 12 de agosto de 2013

Platão



Platão
-428/-347
O mais importante de todos os discípulos de Sócrates foi Platão (gr. Πλάτων), que exerceu enorme influência na filosofia, na religião, na educação, na literatura e até mesmo na língua grega. O filósofo Alfred Whitehead (1929) afirmou, com evidente exagero, que a história da Filosofia "não passa de uma sucessão de notas de rodapé da obra de Platão".
Biografia
Platão nasceu em Atenas, por volta de -428, e era membro de uma aristocrática e ilustre família. Descendia dos antigos reis de Atenas, de Sólon e era também sobrinho de Crítias (-460/-403) e Cármides, dois dos "Trinta Tiranos" que governaram Atenas em -404. Lutou na Guerra do Peloponeso entre -409 e -404, e a admiração por Sócrates, que conheceu em algum momento desse período, foi decisiva em sua vida.
0358Saiu de Atenas em -399, após a execução de Sócrates, e passou os 12 anos seguintes viajando. Por volta de -387 visitou a Magna Grécia, e em Taras (Tarento) conheceu o político e matemático Arquitas (c. -400). Em Siracusa, tornou-se amigo de Díon (-408/-354), jovem parente de Dionísio I, o tirano que governou a cidade de -405 a -367. Em razão de atritos com o tirano, foi expulso e vendido como escravo em Egina, então inimiga dos atenienses.
Resgatado por um amigo, retornou a Atenas e fundou por volta de -385 a Academia, protótipo de todos os colégios e universidades atuais. A escola era dotada de alojamentos, refeitório e salas de leitura, onde Platão e seus alunos passavam o tempo estudando e discutindo matemática, astronomia, música e, é claro, filosofia. Sua intenção era formar homens de princípios elevados, preparados para exercer funções políticas de destaque em suas comunidades.
Em -365 e em -361 esteve novamente em Siracusa, a pedido do amigo Díon, numa tentativa inútil de transformar o jovem Dionísio II (-367/-342), filho e sucessor de Dionísio I, no "rei-filósofo" que idealizara. Desiludido com a dificuldade de colocar em prática suas idéias filosóficas, Platão não mais saiu de Atenas. Dedicou-se somente à Academia e aos seus escritos até -347, quando morreu.
Obras sobreviventes
Todos os 43 diálogos e treze cartas atribuídos a Platão pelos antigos, mas não necessariamente escritas por eles, chegaram até nós. Dentre eles, somente 27 diálogos e as cartas VI, VII e VIII são considerados autênticos; muitos eruditos, porém, acreditam que todas as cartas criadas posteriormente, para dar um arcabouço histórico aos diálogos.
Alguns epigramas atribuídos a ele também sobreviveram, mas a crítica moderna não os considera de sua autoria (veja aqui um exeplo).
A forma do "diálogo platônico" (também chamado, às vezes, de "diálogo socrático") é, do ponto de vista literário e filosófico, uma discussão filosófica com estrutura dramática. Esse formato recebeu fortes influências do mimo siciliano mas, com Platão, o diálogo adquiriu o status de gênero literário independente. Devido à pureza e correção da linguagem, a prosa de Platão também é considerada um dos paradigmas do dialeto ático.
Na impossibilidade de datar individualmente cada um dos diálogos, é costume agrupá-los em relação à data das viagens de Platão à Sicília. A análise do estilo e do conteúdo permite, também, ordená-los de forma mais ou menos cronológica (Young):
  • 1º Grupo (-399/-387)
    Apologia de Sócrates, Cármides, Críton, Eutidemo, Eutífron, Górgias*, Hípias Maior, Íon Laques, Hípias Menor, Lísis, Menexeno, Mênon e Protágoras;
  • 2º Grupo (-387/-367)
    Crátilo, Parmênides, Fédon, Fedro , O Banquete, A República e Teeteto;
  • 3º Grupo (-360/-347)
    Crítias, Leis Filebo, O Sofista, O Político e Timeu*.
Alguns eruditos colocariam os diálogos marcados com um (*) no 2º Grupo.
Nos diálogos do 1º Grupo, ditos "socráticos" ou da juventude, Platão transmite as idéias e os métodos do Sócrates histórico; nos diálogos do 3º Grupo ou da velhice, apresenta suas próprias idéias, em geral independentes das de Sócrates. Sócrates, no entanto, continua como personagem dos diálogos, por uma questão de fidelidade ao estilo literário. Os diálogos do 2º Grupo, ou da maturidade, são intermediários e apresentam algumas idéias de Sócrates, mescladas aos primeiros pensamentos independentes de Platão.
O pensamento platônico
Além de Sócrates, Platão teve outras influências, como por exemplo os pitagóricos, Heráclito e Parmênides. Sua filosofia contém, basicamente, dois elementos: o metafísico e o moral.
A famosa "teoria das formas" — com frequência erradamente traduzida por teoria das idéias — é a mais importante contribuição platônica à filosofia. Segundo Platão, o mundo sensível (o que se apreende pelos sentidos), variado e mutável, é apenas um aspecto do mundo real, constituído por formas puras, fixas e imutáveis que só podem ser conhecidas intelectualmente, através da razão pura.
Platão, como os pitagóricos, acreditava que a alma já existia antes do corpo, continuava a existir após a morte e posteriormente entrava em novo corpo prestes a nascer. Em estado puro, era a alma capaz de contemplar sem obstáculos o Mundo das Formas; ao adentrar um novo corpo, porém, ocorria um choque e produzia-se o esquecimento. Mas, traços dessa contemplação permaneciam no espírito e podiam ser eventualmente reativados. Para conhecer, portanto, era preciso relembrar.
A forma suprema é a do Bem, capaz de tornar compreensíveis todas as demais. O verdadeiro conhecimento é o conhecimento do Bem. O filósofo, de todos o mais apto a adquirir esse conhecimento, é consequentemente o mais apto a governar a pólis ideal.

Erwin Schrödinger

Erwin Rudolf Josef Alexander Schrödinger: nasceu no Viena - Austria em 12 de agosto de 1887 e faleceu em 4 de janeiro de 1961, foi um físico teórico austríaco famoso por suas contribuições à Mecânica Quântica, especialmente a Equação de Schrödinger, pela qual recebeu o Nobel de Física em 1933. Propôs o experimento mental conhecido como o Gato de Schrödinger e participou da 4ª, 5ª, 7ª e 8ª Conferência de Solvay. Deu ainda grande atenção aos aspectos filosóficos da ciência, bem como a conceitos filosóficos, à ética e às religiões orientais e antigas. Sobre sua visão religiosa, ele era ateu.

Biografia:

filho de Rudolf Schrödinger (produtor de mortalhas e botânico) e Georgine Emilia Brenda (filha de Alexander Bauer, professor de Química na Universidade de Tecnologia de Viena).
Sua mãe era metade austríaca e metade inglesa. O lado inglês de sua família veio de Leamington Spa. Schrödinger aprendeu inglês e alemão quase ao mesmo tempo, devido ao fato de que ambos eram falados na sua família. Seu pai era católico e sua mãe, luterana.
Em 1898, frequentou o Akademisches Gymnasium em Viena, e entre 1906 e 1910 estudou em Viena como aluno de Franz Serafin Exner (1849 - 1926) e Friedrich Hasenöhrl (1874 - 1915). Também realizou trabalhos experimentais com Karl Wilhelm Friedrich Kohlrausch.
Em 1911, Schrödinger tornou-se assistente de Exner. Em uma idade precoce, foi fortemente influenciado por Schopenhauer. Como resultado de sua leitura extensiva das obras de Schopenhauer, tornou-se profundamente interessado por toda a sua vida na teoria da cor, filosofia, percepção e religião oriental, principalmente a hindu Vedanta.
Em 1914, Erwin Schrödinger obteve a habilitação (venia legendi). Entre 1914 e 1918 participou do esforço da guerra como um funcionário comissionado na artilharia em fortalezas austríacas (Gorizia, Duino, Sistiana, Prosecco, Viena). Em 6 de abril de 1920, casou-se com Annemarie Bertel. No mesmo ano, tornou-se assistente de Max Wien, em Jena, e em setembro de 1920 alcançou a posição da Ausserordentlicher Professor, aproximadamente o equivalente a professor adjunto, em Stuttgart. Em 1921, tornou-se Ordentlicher Professor, ou seja, professor titular, na Universidade de Breslau (atual Wrocław, Polônia).
Em 1921 transferiu-se para a Universidade de Zurique, Em janeiro de 1926, Schrödinger publicou no Annalen der Physik o trabalho "Quantisierung als Eigenwertproblem" (Quantização como um Problema de Autovalor) em mecânica de ondas e que hoje é conhecido como a equação de Schrödinger. Neste trabalho ele deu uma "derivação" da equação de onda para sistemas independentes de tempo, e mostrou que fornecia autovalores de energia corretos para o átomo hidrogenoide. Este trabalho tem sido universalmente considerado como uma das conquistas mais importantes do século XX, criando uma revolução na mecânica quântica, e na verdade em toda a física e a química. Um segundo documento foi apresentado apenas quatro semanas depois e que resolveu o oscilador harmônico quântico, o rotor rígido e a molécula diatômica, e dá uma nova derivação da equação de Schrödinger. Um terceiro documento em maio mostrou a equivalência da sua abordagem à de Heisenberg e deu o tratamento do efeito Stark. Um quarto trabalho de sua série mais marcante mostrou como tratar os problemas nos quais o sistema muda com o tempo, como nos problemas de dispersão. Estes trabalhos foram os principais de sua carreira e foram imediatamente reconhecidos como tendo grande importância pela comunidade científica

Famoso pela criação da Equação de Schrödinger:

Em Física, a Equação de Schrödinger, proposta em 1925, descreve a evolução temporal do estado quântico de um sistema físico. Essa equação tem uma importância capital na teoria da mecânica quântica, e seu papel é similar ao da segunda Lei de Newton na Mecânica Clássica.
Pela formulação matemática da mecânica quântica, todo sistema é associado a um espaço de Hilbert complexo, tal que cada estado instantâneo do sistema é descrito por um vetor unitário nesse espaço. Este vetor de estados guarda as probabilidades para os resultados de todas as possíveis medições aplicadas ao sistema. Em geral, o estado de um sistema varia no tempo e o vetor de estados é uma função do tempo. A equação de Schrödinger provê uma descrição quantitativa da taxa de variação deste vetor.
Usando a notação de Dirac, o vetor de estados é dado, num tempo t por |ψ(t)>. A equação de Schrödinger é:
 H(t) \left| \psi (t) \right\rangle = i \hbar \frac{d} {dt} \left| \psi (t) \right\rangle
Nas equações, i é o número imaginário, ħ é a constante de Planck dividida por 2π e o Hamiltoniano H(t) é um operador auto-adjunto atuando no vetor de estados. O Hamiltoniano representa a energia total do sistema. Assim como a força na segunda Lei de Newton, ele não é definido pela equação e deve ser determinado pelas propriedades físicas do sistema.

Uma maneira mais didática de observar a Equação de Schrödinger é em sua forma independente do tempo e em uma dimensão. Para tanto, serão necessárias três relações:
Definição de Energia Mecânica:  E_m = E_c + V
Equação do Oscilador harmônico:  \quad \frac{d^{2}\psi}{dx^2}+ \left( \frac {2 \pi}{\lambda} \right)^2 \psi = 0
Relação de De Broglie:  \lambda = \frac {h}{p}
Onde \psi é a função de onda, \lambda é o comprimento de onda, h é a constante de Planck e p é o momento linear.
Da Relação de De Broglie, temos que  \lambda = \frac {h}{mv} , que pode ser substituída na equação do Oscilador Harmônico:
 \quad \frac{d^{2}\psi}{dx^2}+ \left( \frac {2 \pi mv}{h} \right)^2 \psi = 0 \to \quad \frac{d^{2}\psi}{dx^2} = \frac {-4 (\pi)^2 m^2 v^2}{h^2}\psi \to \frac {-h^2}{4(\pi)^2 m^2}\quad \frac{d^{2}\psi}{dx^2} = v^2 \psi
Rearranjando a equação de energia, temos que  v^2 = \frac {2 (E_m - V)}{m}, substituindo v^2 na equação anterior:
 \frac {-h^2}{4(\pi)^2 m} \quad \frac{d^{2}\psi}{dx^2} = 2(E_m - V) \psi , definindo  \hbar\ = \frac {h}{2\pi}, temos:
 \frac {-\hbar^2}{2m}\quad \frac{d^{2}\psi}{dx^2}+V\psi = E\psi
Que é a Equação Independente do Tempo de Schrödinger e também pode ser escrita na notação de operadores:
\widehat {H}\psi = E\psi, em que \widehat {H}\psi é o Operador Hamiltoniano operando sobre a função de onda.


Cronologia :

  • 1887 - Nasce, filho de Rudolf Schrödinger e Georgine Emilia Brenda.
  • 1898 - Estuda no Akademisches Gymnasium.
  • 1906-1910 - Estuda em Viena com Franz Serafin Exner (1849-1926), Friedrich Hasenöhrl, trabalhos experimentais com Karl Wilhelm Friedrich Kohlrausch.
  • 1911 - Assistente de Exner
  • 1914 - Habilitação
  • 1914-1918 - Participa na Primeira Guerra Mundial
  • 1920 - Casa-se com Annemarie Bertel (6 de abril)
  • 1920 - Ajudante de Max Wien, Jena.
  • 1920 - Professor associado, Stuttgart
  • 1921 - Professor titular, Breslau (actual Wroclaw, Polonia)
  • 1922 - Universidade de Zürich
  • 1926 - Annalen der Physik: "Quantisierung als Eigenwertproblem": equação de mecânica ondulatória de Schrödinger.
  • 1927 - Segue Max Planck para a Universidade de Berlim-Humboldt.
  • 1933 - Fellow do Magdalen College, Universidade de Oxford
  • 1933 - Nobel de Física, juntamente com Paul Dirac.
  • 1934 - Associado na Universidade de Princeton.
  • 1936 - Universidade de Graz, Áustria
  • 1938 - Depois da ocupação da Austria por Hitler, teve problemas por ter abandonado a Alemanha em 1933 e por causas das suas preferências políticas; procura bolsas e projectos de investigação desde a Itália e Suíça até Oxford - Universidade de Ghent. No Instituto de Estudos Avançados em Dublin, torna-se Director da Escola de Física Teórica. Mais de 50 publicações em várias áreas. Avança para uma teoria de campo unificado.
  • 1944 - O que é a vida? (Conceito de código genético)
  • Em Dublin até à sua jubilação.
  • 1955 - Volta a Viena. Numa importante apresentação durante a Conferência de Energia Mundial recusa-se a falar sobre a energia atómica devido ao seu cepticismo. Em vez disso, falou sobre filosofia.
  • 1961 - Morre em Viena, aos 73 anos, de tuberculose. Sobrevive-lhe a sua viúva Anny. Foi sepultado em Alpbach (Áustria).

quinta-feira, 1 de agosto de 2013

Perigos do mundo digital

irei falar sobre os perigos do mundo digital como evita-los que o anda acontecendo com as pessoas com as novas tecnologias.

O mundo digital vai, progressivamente, confundindo os seus limites com o mundo real no cotidiano de crianças e adolescentes. A internet, o telefone celular e muitos novos equipamentos de tecnologia da informação vão transformando os comportamentos e as formas de se relacionar com a família, com os amigos e com as novas possibilidades de viajar pelo mundo sem sair de casa. 
A eram digital não tem mais volta e o mundo do cyber espaço só aumenta a velocidade e a tecnologia dos novos equipamentos com a transformação dos comportamentos sociais e dos relacionamentos entre pessoas e empresas. Além dos riscos inerentes à nova tecnologia, e que também divide a população mundial em alfabetizada ou analfabeta digital, existe uma nova geração digital que já nasceu e cresceu com o computador em sua casa simplificando a vida e ajudando no cotidiano, inclusive da escola.Com o advento da internet, criminosos passaram a usar esse instrumento de comunicação e de informação para a consumação do ato contra a criança ou o adolescente.
Hoje em dia é raro ver crianças brincarem  agora só querem ficar no computador  esquecem dos coleguinhas,  monitores seus filhos para não verem sites  impróprios  que briguem mais e leia também com as novas tecnologia as crianças jovens  ficam cada vez mais preguiçoso para estudar diminuindo seus em penhor escolar .
Mas algumas recomendações devem ser sempre lembradas para se usufruir melhor dos benefícios da tecnologia:
1-Utilizar o computador, o celular e todos os recursos tecnológicos com responsabilidade;

2-Desfrutar das emoções saudáveis (e não doentias nem criminosas) geradas pelas novas tecnologias;

3-Não abuse nem se torne dependente, mas aprenda a viver e a controlar seus hábitos;


Mas, também, surgem novos riscos à saúde para a geração da era digital, devido ao excesso de horas no uso do computador, deficiência de sono e hábitos sedentários, queda do rendimento escolar, pornografia e pedofilia on-line. Serão descritos os principais sinais de alerta para os problemas comportamentais e de riscos para o desenvolvimento da sexualidade saudável, além de um resumo dos transtornos mais frequentes no mundo cibernético.
 Atualmente a internet faz parte do cotidiano da maioria das pessoas e a cada dia novos internautas entram neste mundo fascinante, mas, ao mesmo tempo perigoso, Tanto para adulto e juventude.
Os bandidos também usam internet para roupar as pessoas.
Eu conclui que devemos usar a internet com responsabilidade porque tudo que demais e veneno , procurar mais informações que nos ajude no meu futuro.

quarta-feira, 31 de julho de 2013

Estruturas Geologicas e Seus Efeitos .



Introdução

Neste trabalho vou falar inicialmente, como base para o entendimento dos efeitos que modelam as faixas litorâneas, constituídas por praias, procura-se apresentar uma descrição dos agentes geológicos de superfície intervenientes no processo. Estrutura geológica Estrutura geológica são diferentes tipos de rochas e mineiras que compõem a litosfera.



OS VENTOS, AS ONDAS E AS MARÉS COMO AGENTES GEOLÓGICOS DE SUPERFÍCIE MODELADORES DAS FAIXAS LITORÂNEAS.

1 - Origens dos Agentes Geológicos Inicialmente, como base para o entendimento dos efeitos que modelam as faixas litorâneas, constituídas por praias, procura-se apresentar uma descrição dos agentes geológicos de superfície intervenientes no processo. Quando as ondas eletromagnéticas do Sol alcançam a atmosfera terrestre, aproximadamente 40% da energia correspondente são refletidas para o espaço, sem qualquer mudança. Dos 60% restantes, uma parcela de, aproximadamente, 20%éabsorvida.
Pela atmosfera, aquecendo-a. O restante final (40%) é absorvido pelos oceanos e pelos continentes. A parcela da energia
Absorvida pelos oceanos aquece a água, produzindo evaporação, vapor d’água, chuvas, neves e todas as demais formas de precipitação. A parte absorvida pelos solos e rochas também causam aquecimento e, consequentemente o ar, podendo produzir correntes de convecção.
Originadoras de ventos que,
Soprando sobre os oceanos, produzem ondas. Assim os maiores agentes de
Transporte de sedimentos, atuantes sobre a superfície da Terra, têm como fonte primária a energia solar.

O que é Estrutura geológica?
A realização de estudos direcionados ao conhecimento geológico é de extrema importância para saber quais são as principais jazidas minerais e sua quantidade no subsolo. Tal informação proporciona o racionamento da extração de determinados minérios, de maneira que não comprometa sua reserva para o futuro.
A superfície brasileira é constituída basicamente por três estruturas geológicas: escudos cristalinos, bacias sedimentares e terrenos vulcânicos.
Escudos cristalinos: são áreas cuja superfície se constituiu no Pré-Cambriano, essa estrutura geológica abrange aproximadamente 36% do território brasileiro. Nas regiões que se formaram no íon Arqueano (o qual ocupa cerca de 30% do país) existem diversos tipos de rochas, com destaque para o granito. Em terrenos formados no íon Proterozoico são encontradas rochas metamórficas, onde se formam minerais como ferro e manganês.
• Bacias sedimentares: estrutura geológica de formação mais recente, que abrange pelo menos 58% do país. Em regiões onde o terreno se formou na era Paleozoica existem jazidas carboníferas. Em terrenos formados na era Mesozoica existem jazidas petrolíferas. Em áreas da era Cenozoica ocorre um intenso processo de sedimentação que corresponde às planícies.
• Terrenos vulcânicos: esse tipo de estrutura ocupa somente 8% do território nacional, isso acontece por ser uma formação mais rara. Tais terrenos foram submetidos a derrames vulcânicos, as lavas deram origem a rochas, como o basalto e o diafásico, o primeiro é responsável pela formação dos solos mais férteis do Brasil, a “terra roxa”.


Conclusão

Conclui que Estrutura geológica é diferentes tipos de rochas e mineiras que compõem a litosfera. É de extrema importância para saber quais são as principais jazidas minerais e sua quantidade no subsolo. A superfície brasileira é constituída basicamente por três estruturas geológicas: escudos cristalinos, bacias sedimentares e terrenos vulcânicos.

segunda-feira, 22 de julho de 2013

Urbanização Brasileira

Introdução

As raízes da urbanização brasileira são decorrentes da história, os primeiros centros urbanos surgiram no século XVI, ao longo do litoral em razão da produção do açúcar, nos séculos XVII e XVIII, a descoberta de ouro fez surgir vários núcleos urbanos e no século XIX a produção de café foi importante no processo de urbanização, em 1872 a população urbana era restrita a 6% do total de habitantes. 

O que é Urbanização?

Urbanização é o aumento proporcional da população urbana em relação à população rural. Segundo esse conceito, só ocorre urbanização quando o crescimento da população urbana é superior ao crescimento da população rural.
Somente na segunda metade do século XX, o Brasil tornou-se um país urbano, ou seja, mais de 50% de sua população passou a residir nas cidades. A partir da década de 1950, o processo de urbanização no Brasil tornou-se cada vez mais acelerado. Isso se deve, sobretudo, a intensificação do processo de industrialização brasileiro ocorrido a partir de 1956, sendo esta a principal conseqüência entre uma série de outras, da "política desenvolvimentista" do governo Juscelino Kubitschek.

Êxodo rural

As indústrias, sobretudo a têxtil e a alimentícia, difundiam-se, principalmente nos Estados de São Paulo e Rio de Janeiro. Esse desenvolvimento industrial acelerado necessitava de grande quantidade de mão-de-obra para trabalhar nas unidades fabris, na construção civil, no comércio ou nos serviços, o que atraiu milhares de migrantes do campo para as cidades
O processo de urbanização brasileiro apoiou-se essencialmente no êxodo rural. A migração rural-urbana tem múltiplas causas, sendo as principais a perda de trabalho no setor agropecuário - em conseqüência da modernização técnica do trabalho rural, com a substituição do homem pela máquina. Destituídos dos meios de sobrevivência na zona rural, os migrantes dirigem-se às cidades em busca de empregos, salários e, acima de tudo, melhores condições de vida.
O processo de urbanização no Brasil difere do europeu pela rapidez de seu crescimento. Na Europa esse processo é mais antigo. Com exceção da Inglaterra, único país que se tornou urbanizado na primeira metade do século XIX, a maioria dos países europeus se tornou urbanizada entre a segunda metade do século XIX e a primeira metade do século XX. 

Problemas Urbanos

A urbanização desordenada, que pega os municípios despreparados para atender às necessidades básicas dos migrantes, causa uma série de problemas sociais e ambientais. Dentre eles destacam-se o desemprego, a criminalidade, a favelizações e a poluição do ar e da água.

O Brasil sempre foi uma terra de contrastes e, nesse aspecto, também não ocorrerá uma exceção: a urbanização do país não se distribui igualitariamente por todo o território nacional, conforme podemos observar na tabela abaixo. Muito pelo contrário, ela se concentra na região Sudeste, formado pelos Estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo.

terça-feira, 16 de julho de 2013

Vírus e antivirus

Introdução
Um vírus de computador é um programa malicioso que infecta o sistema, faz copias de si mesmo e tenta espalhar-se para outros computadores, de diversas maneiras.

       Os vírus são mais comumente espalhados por anexos em mensagens de e-mail ou em mensagens instantâneas.

Historia do Vírus:

Em 1983, Len Eidelmen demostrou um seminário sobre a segurança computacional, um programa auto replicante num sistema VAX11/750.O primeiro vírus para o computador nasceu em 1986 e chamava-se Brain, era da classe dos vírus de Boot, ou seja, danificava o sector de inicialização do disco rígido . A sua forma de propagação era através de uma disquete contaminado.
Em 1989,aparece o Dark avenger, o qual vem contaminar rapidamente os computadores, mas o estrago é bem lento, permitindo que o vírus passe despercebido.
        Em 1992, Michelangelo, o primeiro vírus a aparecer na media . É programado para sobre gravar partes da unidades de  disco rígido criando pastas e arquivos com conteúdos.
Em 1995, surgi o vírus Concepto, o primeiro vírus de Macro. Ele espalha-se facilmente ,  pois replicam-se  através de sector de boot, espalhando por todos os  arquivos executáveis.
Em 2000, o vírus LoveLetter, varre a Europa e os Estados unidos em seis horas. Infecta cerca de 2,5 a 3 milhões  de maquinas e causou danos estimados em 8,7 bilhões $.

Tipos de Vírus:


Vírus de boot
Um dos primeiros tipos de vírus conhecidos , o vírus de boot infecta a partição de inicialização do sistema operacional. Assim, ele é ativado quando o computador é ligado e o sistema operacional é carregado.
Time bomb
Os vírus do tipo “Bomba-relógio”  são programados para se ativarem em determinados momentos, definidos pelo seu criador, desligando o computador infectado.
Worms e Vermes
      Os seus criadores por vezes, deixaram de lado o desejo de danificar o sistema e passaram a programar os meus vírus de forma que apenas se repliquem, sem o objetivo de causar graves danos ao sistema. Este tipo de vírus passou a ser chamado de Verme ou Worms. Eles então mais aperfeiçoado, já numa versão que ao atacar a máquina hospedeira, não só se replica, mas também se propaga pela internet, pelos e-mail que estão registrados no clientes de e-mail, infectando as maquinas que abrirem aquele e-mail, reiniciando o ciclo.
Trojans ou cavalo de troia
      os trojans são programas de computador que parecem ser uteis, mas na verdade comprometem a sua segurança e causam muitos danos. Um trojans recente apresentava-se como um e-mail com anexos de supostas atualizações de segurança da Microsoft, mas na verdade era um vírus que tentava desativar programas antivírus e firewall.

Existem outros tipos de também tais como :
ØVírus de macro
ØKeyloggers
ØVírus de Orkut
ØHijackers

Quais os danos que o vírus pode causar?
ØPerda de desempenho do micro 
ØExclusão de Arquivos 
ØAlteração de dados 
ØAcesso à informações confidenciais por pessoas não autorizadas 
ØPerda de desempenho da rede (local e internet) 
ØMonitoramento de utilização (espiões)
ØReconfiguração do Sistema Operacional

Conceito de antivírus

Os antivírus são programas desenvolvidos em empresas de segurança, com o objetivo de detectar e eliminar vírus encontrados no computador. Os antivírus possuem uma base de dados contendo as assinaturas dos vírus de que podem eliminar. Desta forma, somente após a atualização do seu banco de dados, os vírus recém-descobertos podem ser detectado. A Panda software criou um serviço de heurística que foi muito popular, porque detectou 98.92% dos vírus desconhecidos ( não na sua base de dados) num teste.


Via operador de micro jessica

Heidegger

Tudo Sobre

Martin Heidegger foi filósofo, escritor, professor universitário, reitor e um dos grandes pensadores do século 20. Nascido em uma pequena cidade católica, seu pai era sacristão e sua mãe era amiga da mãe do jovem Conrad Grober, que viria a se tornar arcebispo de Friburgo.

Heidegger estudou em Constança, de 1903 a 1906, e em Friburgo até 1909, onde se tornou um excelente aluno de grego, latim e francês, interessando-se pela leitura de Brentano e dos filósofos gregos.

Em 1909, Heidegger ingressou na Universidade de Friburgo e iniciou o curso de teologia. Paralelamente, continuou seus estudos sobre Aristóteles, e iniciou as primeiras leituras de Husserl, que o levariam ao método fenomenológico. Interessou-se também pela filosofia de Maurice Blondel e pelo pensamento de Kierkegaard, que o fez refletir sobre outro tipo de pensamento que não o católico.

A partir de 1911, influenciado pelo filósofo Heinrich Rickert , Heidegger estudou as obras de Hegel, Schelling, Kierkegaard e Nietzsche, Kant, Dostoievsky, Rilke, Trakl, e começou a redigir textos que resultariam em obras posteriores.

Em 1915, Husserl foi para Friburgo e Heidegger tornou-se seu assistente. Husserl o influenciou em toda a sua obra sobre o "Ser" e transmitiu a ele toda a doutrina fenomenológica.

Dois anos depois, Heidegger casou-se com sua aluna Elfriede Petri, com quem teve 2 filhos. Ela era luterana, filha de um oficial do exército e, desde o noivado, empenhou-se pelo trabalho de Heidegger, que lhe dedicou grande parte de suas obras.

Heidegger envolveu-se também com outra aluna, Hannah Arendt, de ascendência judia, que iria se transformar em uma das mais famosas filósofas políticas. Mesmo depois de separados, os dois mantiveram uma longa correspondência.

De 1915 a 1923, Heidegger assumiu o posto de professor substituto na Universidade de Friburgo e, de 1923 a 1928, foi professor da Universidade de Marburgo (Prússia), publicando sua maior obra filosófica "Ser e Tempo", em 1927. Após o lançamento dessa obra, Heidegger foi considerado o maior nome da filosofia metafísica. Depois Sartre modificaria esse título e lançaria o termo "existencialismo", mas Heidegger repudiou tal classificação.

Em Marburgo, Heidegger fez amizade com Rudolf Bultmann, que o levou a conhecer melhor a teologia protestante. Também era amigo de Max Scheler e Karl Jaspers. Entretanto, seu mestre Husserl decepcionou-se com "Ser e Tempo". Além disso, com o crescimento do nazismo, os dois ficaram em campos diferentes, pois Husserl tinha ascendência judia.

Quando Hitler se tornou chanceler, em 1933, Heidegger tornou-se reitor da Universidade de Friburgo, apoiando o nacional-socialismo. Após a Segunda Guerra Mundial, Heidegger assumiu a cadeira de Husserl na Universidade de Friburgo e redigiu obras de cunho filosófico, pequenos artigos e ensaios.

Entre as principais obras de Heidegger encontram-se: "Novas Indagações sobre Lógica" (1912), "O Problema da Realidade na Filosofia Moderna" (1912), "A Doutrina do Juízo no Psicologismo - Uma Contribuição Crítico-positiva à Lógica" (1914), "A Doutrina das Categorias e da Significação em Duns Scoto" (1916), "O Conceito de Tempo na Ciência da História" (1916), "Ser e Tempo" (1927), "Que é Metafísica?" (1929), "Da Essência do Fundamento" (1929), "Kant e o Problema da Metafísica" (1929), Hölderlin e a Essência da Poesia" (1936).

Também podem ser citadas "Da Essência da Verdade" (1943), "Introdução à Metafísica" (1953), "Da Experiência de Pensar" (1954), "O que é isto, a Filosofia?" (1956), "Da Pergunta sobre o Ser" (1956), "O Princípio da Razão" (1956), "Identidade e Diferença (1957), "A Caminho da Linguagem" (1959), "Língua e Pátria" (1960), "Nietzsche" (1961), "A Pergunta sobre a Coisa" (1962), "Tese de Kant sobre o Ser" (1962), "Marcos do Caminho" (1967), "Sobre o Assunto Pensamento" (1969), "Fenomenologia e Teologia" (1970), "Heráclito" (1970).

Schopenhauer

Schopenhauer viveu de 1788 a 1860. Nascido em Danzig, Prússia, lecionou de 1820 a 1831, ano em que abandonou as salas de aula. Escreveu sua obra prima aos 30 anos, “O Mundo como Vontade e Representação”, mas não obteve sucesso na maior parte de sua vida. Mudou para Frankfurt, onde ficou até sua morte. Só obteve reconhecimento em seus últimos dias, o livro “Parerga e Paralipomena”, uma compilação de aforismos escritos de maneira cativante e popular, foi publicado.
Com sua personalidade forte e palavras amargas sobre o filósofo Hegel, ganhou antipatia no mundo acadêmico. Schopenhauer chegou a dizer que Hegel era um “charlatão de mente obtusa, banal, nauseabundo, iletrado (…)”. Outro motivo que provavelmente foi crucial para seu insucesso foi a audácia de abrir sua filosofia aos pensamentos orientais. Schopenhauer foi o primeiro pensador ocidental a fazer isto, agregou ensinamentos do Budismo e do Hinduísmo em seus estudos.
Para Schopenhauer, o mundo é uma representação individual. Em suas próprias palavras: “O mundo é a minha representação: eis uma verdade que vale para cada ser vivente e cognoscitivo*, mesmo se somente o homem é capaz de acolhe-la na sua consciência reflexa e abstrata; e quando ele verdadeiramente o faz, a meditação filosófica nele penetrou”.
Schopenhauer falava da relação entre sonhos e realidade. Para ele, seria impossível distinguir as duas condições. A vida seria um sonho muito longo, interrompido durante a noite por outros sonhos curtos. “Nós temos sonhos; não é talvez toda a vida um sonho? Mais precisamente: existe um critério seguro para distinguir sonho e realidade, fantasmas e objetos reais?”, afirma Schopenhauer.
O filósofo ainda discutia o porquê de todo ser humano ter a vontade de continuar vivendo. Qual seria o princípio a impelir os homens à continuação da vida e da espécie? Chegou a conclusão de que nosso corpo é o único objeto que conseguimos conhecer no universo, pois não o reconhecemos de fora, mas sim de dentro. Assim, diz que o Eu é a própria vontade de viver. Segundo ele, nosso instinto de sobrevivência é cego, mesmo sabendo que o que nos aguarda é a morte certa, nós continuamos a buscar a sobrevivência.
Em suas palavras: “São dessa natureza os esforços e os desejos humanos que nos fazem vibrar diante da sua realização como se fossem o fim último da nossa vontade; mas depois de satisfeitos mudam de fisionomia”.
Outro tema polêmico levantado por Schopenhauer é o sexo. Em suas obras, deixa claro que o amor é apenas um truque da natureza na tentativa de preservar a espécie humana. Sendo este mundo um vale de lágrimas, a natureza ligou o orgasmo ao acasalamento, assim, no ato sexual, consegue abstrair a culpa do ser humano quando este faz nascer um novo espécime.
“(…) todo enamoramento, depois do gozo finalmente alcançado, experimenta uma estranha desilusão e se surpreende de que aquilo que tão ardentemente desejou não ofereça nada mais do que qualquer outra satisfação sexual (…)”.
Sua obra ainda observa outros pontos como a negação da vontade de viver, que só seria conseguida com a nolontade (não-vontade). Ele indica, como fonte para chegarmos ao estado sublime de felicidade (Nirvana), a fuga da realidade com silêncio, jejum, castidade e uma renúncia sistemática de tudo que é real.
Sua obra influenciou Freud e Nietzche, que o alcunhou o “cavaleiro solitário”. Schopenhauer morreu aos 72 anos vítima de uma pneumonia.
Apenas para definir melhor a figura de cavaleiro solitário de Schopenhauer, segue abaixo um texto que comprova sua acidez, um excerto que consegue, ao mesmo tempo, nos fazer refletir e querer esquecer tudo que acabamos de ler.
“A mais rica biblioteca, quando desorganizada, não é tão proveitosa quanto uma bastante modesta, mas bem ordenada. Da mesma maneira, uma grande quantidade de conhecimentos, quando não foi elaborada por um pensamento próprio, tem muito menos valor do que uma quantidade bem mais limitada, que, no entanto, foi devidamente assimilada”.

Principais Obras:
  1. As Dores do Mundo
  2. Sobre a Raiz Quádrupla do Princípio da Razão Suficiente (1813)
  3. Sobre a Visão e as Cores (1815)
  4. O Mundo como Vontade e Representação (1819)
  5. Sobre a Vontade da Natureza (1836)
  6. Os Dois Problemas Fundamentais da Ética (1841)
  7. Parerga e Paralipomena (1851)
  8. Metafísica do Amor/Metafísica da Morte
  9. A Arte de se Fazer Respeitar
  10. A Arte de Insultar
  11. Sobre o Ofício do Escritor
  12. A Arte de Ter Razão ou Como Vencer um Debate sem Precisar ter Razão
  13. A Arte de Ser Feliz
  14. A Arte de Lidar com as Mulheres
  15. Aforismos para a Sabedoria de Vida
  16. Sobre a Vida Universitária
  17. Sobre o Fundamento da Moral
  18. O Livre Arbítrio (Pela Academia Real)