quinta-feira, 15 de agosto de 2013

Exercício de Fixação - Curso Operador de computador

Exercício de Fixação

1)      (MPU – 1999) Em geral, o equipamento que apresenta maior capacidade de armazenamento de dados digitais em um microcomputador é o (a):
a)Disco flexível b) Disco Rígido c) Memória RAM instalada d) Memória ROM
e) CD-ROM
2)      As caixas de som de um computador são periféricos de saída, pois os dados saem da CPU para o usuário, assim como acontece com a impressora. Mas o Scanner é considerado:
a)      Parte integrante da CPU
b)      Periférico de Entrada
c)      Periférico de Saída
d)      Periférico Misto (Entrada e Saída)
3)      É um Periférico de Entrada e saída que auxilia na comunicação com outros computadores através da linha telefônica, estamos falando de:
     a) Fax b) Placa de Rede c) Modem d)Placa de Som

4)      (PCPR – ESCRIVÃO) Sobre os componentes de um computador, considere as afirmativas abaixo:
1.      O processador (ou CPU) é a parte principal do hardware do computador e é responsável pelos cálculos, execução de tarefas e processamento de dados. A velocidade com que o computador executa as tarefas ou processa dados está diretamente ligada à velocidade do processador.
2.      A unidade lógica e aritmética (ULA) é a unidade central do processador, que realmente executa as operações aritméticas e lógicas entre dois números. Seus parâmetros incluem, além dos números operandos, um resultado, um comando da unidade de controle e o estado do comando após a operação.
3.      A CPU contém um conjunto restrito de células de memória chamados registradores, que podem ser lidos e escritos muito mais rapidamente que em outros dispositivos de memória.
4.      A memória secundária ou memória de massa é usada para gravar grande quantidade de dados, que não são perdidos com o desligamento do computador, por um período longo de tempo. Exemplos de memória de massa incluem o disco rígido e mídias removíveis, como CD-ROM, DVD, disquete e pen-drive.
5.      Os dispositivos de entrada e saída (E/S) são periféricos usados para a interação homem-máquina.






Assinale a alternativa correta.
a)      As afirmativas 1, 2, 3, 4 e 5 são verdadeiras.
b)      Somente as afirmativas 2 e 5 são verdadeiras.
c)      Somente as afirmativas 1 e 5 são verdadeiras.
d)      Somente as afirmativas 1, 3 e 4 são verdadeiras.
e)      Somente as afirmativas 2, 3 e 4 são verdadeiras.
5)      (POLÍCIA CIVIL/PA – ASSISTENTE DE INFORMÁTICA) Os diversos tipos de dispositivos de entrada de dados usados em um computador do tipo PC, incluem:
a)      mouse, teclado e monitor.
b)      mouse, teclado e microfone.
c)      impressora, monitor e mouse.
d)      microfone, impressora e teclado.
6)      (PROVA DE TÉCNICO DE CONTABILIDADE DA PREFEITURA DE NITERÓI - RJ) Qual a unidade de medida usualmente adotada para a capacidade de memória de um computador?
a)      Bits b) BPS c) Bytes d) Hertz e)RPM

7)      (ASSISTENTE EDUCACIONAL 2008 – PREFEITURA MG) São exemplos de memória em massa ou memória secundária:
                                  I.            DVD
                               II.            Memória DRAM
                             III.            Disco rígido
                            IV.            Disquete
                               V.            BIOS
                            VI.            Cachê
a)      I, III e IV estão corretas
b)      II, IV e VI estão corretas
c)      III, IV, V estão corretas
d)      Todas estão erradas
e)      Todas estão corretas
8)      Qual é a função da CPU (unidade central de processamento) ?
Direcionar e organizar tudo que se passa no computador.
9)      O que é memória RAM (memória principal) ?
É um tipo de tecnologia que permite o acesso aos arquivos armazenados no computador; um espaço temporário de trabalho, pois, após a tarefa ser realizada, os arquivos podem ser retirados da memória  e/ou mantidos no HD
10)  Explique o que é uma memória volátil.
Memória volátil é a que se perde ao desligar o computador
11)  Explique o que é uma memória não volátil.
Memória somente de leitura, pois a informação que vem gravada nela não pode ser apagada. Nesta vem as características do fabricante e um programa chamado Bios,        que comanda todas as operações de entrada e saída de dados no microcomputador.
12)  Explique o que são dispositivos de entrada.
 Dispositivos que permite a comunicação do usuário com o computador. São dispositivos que enviam dados analógicos ao computador para processamento.
13)  Explique o que são os dispositivos de saída?
São dispositivos que exibem dados e informações processadas pelo computador, ou seja, dispositivos que permitem a comunicação no sentido do computador para o utilizador.
14)  Qual é a memória cujos dados são perdidos quando desligamos o computador?
Memória RAM
15)  Cite 5 dispositivos de entrada e 5 de saídas.
Entrada: Teclado, mouse, CD, DVD, PEN DRIVE
Saída:  Monitor, Caixa de som, impressora, sensores, drive  de CD-ROM
16)  Explique o que é e para que servem os dispositivos:
a)     Scanner- serve para digitalizar imagens, a partir de imagens como fotografias, revistas ou livros, podemos transformá-las em imagens de formato digital.
b)      Impressora- é um periférico que, quando conectado a um computador ou a uma rede de computadores, tem a função de dispositivo de saída, imprimindo textos, gráficos ou qualquer outro resultado de uma aplicação. 
c)     Monitor- é um dispositivo de saída do computador, cuja função é transmitir informação ao utilizador através da imagem.

d)    Disco Rígido-  é a parte do computador onde são armazenadas as informações

IPD - curso Operador de Computador

Exercício


1.      O que significa a palavra informática.
2.      O que é um Computador?
3.      Explique o que é o sistema computacional e cada entidade que o compõe.
4.      Qual a relação entre a Segunda Guerra Mundial e a história dos computadores?
5.      Descreva em qual geração de computador foi desenvolvido o ENIAC.
6.      Qual a vantagem de usar transistores no lugar de válvulas na construção de computadores?
7.      Descreva as principais inovações de cada geração de computador.
8.      Na ordem cronológica marque a alternativa correta.
a)      Ábaco, Eniac, Chip, Transistor e Microprocessador.
b)      Eniac, Ábaco, Chip, Transistor e Microprocessador.
c)      Ábaco, Eniac, Chip, Microprocessador e Transistor.
d)     Ábaco, Eniac, Transistor, Chip e Microprocessador.
9.      O que diferencia os computadores de 1ª geração dos da 2ª?
10.  Cite alguns problemas que o uso de válvulas provocava nos computadores de 1ª geração.





                                            Respostas
01-    É um termo usado para descrever o conjunto das ciências da computação
02-   È uma Maquina de Processamento de Dados
03-  Um sistema computacional consiste num conjunto de dispositivos eletrônicos (hardware) capazes de processar informações de acordo com um programa (software).
04-  O desenvolvimento da tecnologia da computação foi à união de várias áreas do conhecimento humano, dentre as quais: a matemática, a eletrônica digital, a lógica de programação, entre outras. Isso foi À relação.
05-  Foi o primeiro computador digital eletrônico de grande escala no mundo. Criado em fevereiro de 1946 pelos cientistas norte-americanos John Eckert e John Mauchly, do Eletrônico Controle Companha.
06- O transistor foi o primeiro dispositivo concebido para funcionar como um transmissor, a conversão de ondas sonoras em ondas eletrônicas, e resistência, controle eletrônico atual.
07-  As válvulas foram utilizadas em computadores eletrônicos, como por exemplo, no ENIAC, já citado anteriormente. Normalmente quebrava após algumas horas de uso e tinha o processamento bastante lento. Nesta geração os computadores calculavam com uma velocidade de milésimos de segundo e eram programados em linguagem de máquina. Segunda Geração A válvula foi substituída pelo transistor. Na terceira geração A válvula foi substituída pelo transistor.
08-   Letra “A ’’
09-  A diferença esta no processador.

10-  Alguns problemas eram o superaquecimento, consumir muita energia, queimava constantemente, e ocupavam muito espaço. 2. O que diferencia os computadores de 1ª geração dos da 2ª.

segunda-feira, 12 de agosto de 2013

Platão



Platão
-428/-347
O mais importante de todos os discípulos de Sócrates foi Platão (gr. Πλάτων), que exerceu enorme influência na filosofia, na religião, na educação, na literatura e até mesmo na língua grega. O filósofo Alfred Whitehead (1929) afirmou, com evidente exagero, que a história da Filosofia "não passa de uma sucessão de notas de rodapé da obra de Platão".
Biografia
Platão nasceu em Atenas, por volta de -428, e era membro de uma aristocrática e ilustre família. Descendia dos antigos reis de Atenas, de Sólon e era também sobrinho de Crítias (-460/-403) e Cármides, dois dos "Trinta Tiranos" que governaram Atenas em -404. Lutou na Guerra do Peloponeso entre -409 e -404, e a admiração por Sócrates, que conheceu em algum momento desse período, foi decisiva em sua vida.
0358Saiu de Atenas em -399, após a execução de Sócrates, e passou os 12 anos seguintes viajando. Por volta de -387 visitou a Magna Grécia, e em Taras (Tarento) conheceu o político e matemático Arquitas (c. -400). Em Siracusa, tornou-se amigo de Díon (-408/-354), jovem parente de Dionísio I, o tirano que governou a cidade de -405 a -367. Em razão de atritos com o tirano, foi expulso e vendido como escravo em Egina, então inimiga dos atenienses.
Resgatado por um amigo, retornou a Atenas e fundou por volta de -385 a Academia, protótipo de todos os colégios e universidades atuais. A escola era dotada de alojamentos, refeitório e salas de leitura, onde Platão e seus alunos passavam o tempo estudando e discutindo matemática, astronomia, música e, é claro, filosofia. Sua intenção era formar homens de princípios elevados, preparados para exercer funções políticas de destaque em suas comunidades.
Em -365 e em -361 esteve novamente em Siracusa, a pedido do amigo Díon, numa tentativa inútil de transformar o jovem Dionísio II (-367/-342), filho e sucessor de Dionísio I, no "rei-filósofo" que idealizara. Desiludido com a dificuldade de colocar em prática suas idéias filosóficas, Platão não mais saiu de Atenas. Dedicou-se somente à Academia e aos seus escritos até -347, quando morreu.
Obras sobreviventes
Todos os 43 diálogos e treze cartas atribuídos a Platão pelos antigos, mas não necessariamente escritas por eles, chegaram até nós. Dentre eles, somente 27 diálogos e as cartas VI, VII e VIII são considerados autênticos; muitos eruditos, porém, acreditam que todas as cartas criadas posteriormente, para dar um arcabouço histórico aos diálogos.
Alguns epigramas atribuídos a ele também sobreviveram, mas a crítica moderna não os considera de sua autoria (veja aqui um exeplo).
A forma do "diálogo platônico" (também chamado, às vezes, de "diálogo socrático") é, do ponto de vista literário e filosófico, uma discussão filosófica com estrutura dramática. Esse formato recebeu fortes influências do mimo siciliano mas, com Platão, o diálogo adquiriu o status de gênero literário independente. Devido à pureza e correção da linguagem, a prosa de Platão também é considerada um dos paradigmas do dialeto ático.
Na impossibilidade de datar individualmente cada um dos diálogos, é costume agrupá-los em relação à data das viagens de Platão à Sicília. A análise do estilo e do conteúdo permite, também, ordená-los de forma mais ou menos cronológica (Young):
  • 1º Grupo (-399/-387)
    Apologia de Sócrates, Cármides, Críton, Eutidemo, Eutífron, Górgias*, Hípias Maior, Íon Laques, Hípias Menor, Lísis, Menexeno, Mênon e Protágoras;
  • 2º Grupo (-387/-367)
    Crátilo, Parmênides, Fédon, Fedro , O Banquete, A República e Teeteto;
  • 3º Grupo (-360/-347)
    Crítias, Leis Filebo, O Sofista, O Político e Timeu*.
Alguns eruditos colocariam os diálogos marcados com um (*) no 2º Grupo.
Nos diálogos do 1º Grupo, ditos "socráticos" ou da juventude, Platão transmite as idéias e os métodos do Sócrates histórico; nos diálogos do 3º Grupo ou da velhice, apresenta suas próprias idéias, em geral independentes das de Sócrates. Sócrates, no entanto, continua como personagem dos diálogos, por uma questão de fidelidade ao estilo literário. Os diálogos do 2º Grupo, ou da maturidade, são intermediários e apresentam algumas idéias de Sócrates, mescladas aos primeiros pensamentos independentes de Platão.
O pensamento platônico
Além de Sócrates, Platão teve outras influências, como por exemplo os pitagóricos, Heráclito e Parmênides. Sua filosofia contém, basicamente, dois elementos: o metafísico e o moral.
A famosa "teoria das formas" — com frequência erradamente traduzida por teoria das idéias — é a mais importante contribuição platônica à filosofia. Segundo Platão, o mundo sensível (o que se apreende pelos sentidos), variado e mutável, é apenas um aspecto do mundo real, constituído por formas puras, fixas e imutáveis que só podem ser conhecidas intelectualmente, através da razão pura.
Platão, como os pitagóricos, acreditava que a alma já existia antes do corpo, continuava a existir após a morte e posteriormente entrava em novo corpo prestes a nascer. Em estado puro, era a alma capaz de contemplar sem obstáculos o Mundo das Formas; ao adentrar um novo corpo, porém, ocorria um choque e produzia-se o esquecimento. Mas, traços dessa contemplação permaneciam no espírito e podiam ser eventualmente reativados. Para conhecer, portanto, era preciso relembrar.
A forma suprema é a do Bem, capaz de tornar compreensíveis todas as demais. O verdadeiro conhecimento é o conhecimento do Bem. O filósofo, de todos o mais apto a adquirir esse conhecimento, é consequentemente o mais apto a governar a pólis ideal.

Erwin Schrödinger

Erwin Rudolf Josef Alexander Schrödinger: nasceu no Viena - Austria em 12 de agosto de 1887 e faleceu em 4 de janeiro de 1961, foi um físico teórico austríaco famoso por suas contribuições à Mecânica Quântica, especialmente a Equação de Schrödinger, pela qual recebeu o Nobel de Física em 1933. Propôs o experimento mental conhecido como o Gato de Schrödinger e participou da 4ª, 5ª, 7ª e 8ª Conferência de Solvay. Deu ainda grande atenção aos aspectos filosóficos da ciência, bem como a conceitos filosóficos, à ética e às religiões orientais e antigas. Sobre sua visão religiosa, ele era ateu.

Biografia:

filho de Rudolf Schrödinger (produtor de mortalhas e botânico) e Georgine Emilia Brenda (filha de Alexander Bauer, professor de Química na Universidade de Tecnologia de Viena).
Sua mãe era metade austríaca e metade inglesa. O lado inglês de sua família veio de Leamington Spa. Schrödinger aprendeu inglês e alemão quase ao mesmo tempo, devido ao fato de que ambos eram falados na sua família. Seu pai era católico e sua mãe, luterana.
Em 1898, frequentou o Akademisches Gymnasium em Viena, e entre 1906 e 1910 estudou em Viena como aluno de Franz Serafin Exner (1849 - 1926) e Friedrich Hasenöhrl (1874 - 1915). Também realizou trabalhos experimentais com Karl Wilhelm Friedrich Kohlrausch.
Em 1911, Schrödinger tornou-se assistente de Exner. Em uma idade precoce, foi fortemente influenciado por Schopenhauer. Como resultado de sua leitura extensiva das obras de Schopenhauer, tornou-se profundamente interessado por toda a sua vida na teoria da cor, filosofia, percepção e religião oriental, principalmente a hindu Vedanta.
Em 1914, Erwin Schrödinger obteve a habilitação (venia legendi). Entre 1914 e 1918 participou do esforço da guerra como um funcionário comissionado na artilharia em fortalezas austríacas (Gorizia, Duino, Sistiana, Prosecco, Viena). Em 6 de abril de 1920, casou-se com Annemarie Bertel. No mesmo ano, tornou-se assistente de Max Wien, em Jena, e em setembro de 1920 alcançou a posição da Ausserordentlicher Professor, aproximadamente o equivalente a professor adjunto, em Stuttgart. Em 1921, tornou-se Ordentlicher Professor, ou seja, professor titular, na Universidade de Breslau (atual Wrocław, Polônia).
Em 1921 transferiu-se para a Universidade de Zurique, Em janeiro de 1926, Schrödinger publicou no Annalen der Physik o trabalho "Quantisierung als Eigenwertproblem" (Quantização como um Problema de Autovalor) em mecânica de ondas e que hoje é conhecido como a equação de Schrödinger. Neste trabalho ele deu uma "derivação" da equação de onda para sistemas independentes de tempo, e mostrou que fornecia autovalores de energia corretos para o átomo hidrogenoide. Este trabalho tem sido universalmente considerado como uma das conquistas mais importantes do século XX, criando uma revolução na mecânica quântica, e na verdade em toda a física e a química. Um segundo documento foi apresentado apenas quatro semanas depois e que resolveu o oscilador harmônico quântico, o rotor rígido e a molécula diatômica, e dá uma nova derivação da equação de Schrödinger. Um terceiro documento em maio mostrou a equivalência da sua abordagem à de Heisenberg e deu o tratamento do efeito Stark. Um quarto trabalho de sua série mais marcante mostrou como tratar os problemas nos quais o sistema muda com o tempo, como nos problemas de dispersão. Estes trabalhos foram os principais de sua carreira e foram imediatamente reconhecidos como tendo grande importância pela comunidade científica

Famoso pela criação da Equação de Schrödinger:

Em Física, a Equação de Schrödinger, proposta em 1925, descreve a evolução temporal do estado quântico de um sistema físico. Essa equação tem uma importância capital na teoria da mecânica quântica, e seu papel é similar ao da segunda Lei de Newton na Mecânica Clássica.
Pela formulação matemática da mecânica quântica, todo sistema é associado a um espaço de Hilbert complexo, tal que cada estado instantâneo do sistema é descrito por um vetor unitário nesse espaço. Este vetor de estados guarda as probabilidades para os resultados de todas as possíveis medições aplicadas ao sistema. Em geral, o estado de um sistema varia no tempo e o vetor de estados é uma função do tempo. A equação de Schrödinger provê uma descrição quantitativa da taxa de variação deste vetor.
Usando a notação de Dirac, o vetor de estados é dado, num tempo t por |ψ(t)>. A equação de Schrödinger é:
 H(t) \left| \psi (t) \right\rangle = i \hbar \frac{d} {dt} \left| \psi (t) \right\rangle
Nas equações, i é o número imaginário, ħ é a constante de Planck dividida por 2π e o Hamiltoniano H(t) é um operador auto-adjunto atuando no vetor de estados. O Hamiltoniano representa a energia total do sistema. Assim como a força na segunda Lei de Newton, ele não é definido pela equação e deve ser determinado pelas propriedades físicas do sistema.

Uma maneira mais didática de observar a Equação de Schrödinger é em sua forma independente do tempo e em uma dimensão. Para tanto, serão necessárias três relações:
Definição de Energia Mecânica:  E_m = E_c + V
Equação do Oscilador harmônico:  \quad \frac{d^{2}\psi}{dx^2}+ \left( \frac {2 \pi}{\lambda} \right)^2 \psi = 0
Relação de De Broglie:  \lambda = \frac {h}{p}
Onde \psi é a função de onda, \lambda é o comprimento de onda, h é a constante de Planck e p é o momento linear.
Da Relação de De Broglie, temos que  \lambda = \frac {h}{mv} , que pode ser substituída na equação do Oscilador Harmônico:
 \quad \frac{d^{2}\psi}{dx^2}+ \left( \frac {2 \pi mv}{h} \right)^2 \psi = 0 \to \quad \frac{d^{2}\psi}{dx^2} = \frac {-4 (\pi)^2 m^2 v^2}{h^2}\psi \to \frac {-h^2}{4(\pi)^2 m^2}\quad \frac{d^{2}\psi}{dx^2} = v^2 \psi
Rearranjando a equação de energia, temos que  v^2 = \frac {2 (E_m - V)}{m}, substituindo v^2 na equação anterior:
 \frac {-h^2}{4(\pi)^2 m} \quad \frac{d^{2}\psi}{dx^2} = 2(E_m - V) \psi , definindo  \hbar\ = \frac {h}{2\pi}, temos:
 \frac {-\hbar^2}{2m}\quad \frac{d^{2}\psi}{dx^2}+V\psi = E\psi
Que é a Equação Independente do Tempo de Schrödinger e também pode ser escrita na notação de operadores:
\widehat {H}\psi = E\psi, em que \widehat {H}\psi é o Operador Hamiltoniano operando sobre a função de onda.


Cronologia :

  • 1887 - Nasce, filho de Rudolf Schrödinger e Georgine Emilia Brenda.
  • 1898 - Estuda no Akademisches Gymnasium.
  • 1906-1910 - Estuda em Viena com Franz Serafin Exner (1849-1926), Friedrich Hasenöhrl, trabalhos experimentais com Karl Wilhelm Friedrich Kohlrausch.
  • 1911 - Assistente de Exner
  • 1914 - Habilitação
  • 1914-1918 - Participa na Primeira Guerra Mundial
  • 1920 - Casa-se com Annemarie Bertel (6 de abril)
  • 1920 - Ajudante de Max Wien, Jena.
  • 1920 - Professor associado, Stuttgart
  • 1921 - Professor titular, Breslau (actual Wroclaw, Polonia)
  • 1922 - Universidade de Zürich
  • 1926 - Annalen der Physik: "Quantisierung als Eigenwertproblem": equação de mecânica ondulatória de Schrödinger.
  • 1927 - Segue Max Planck para a Universidade de Berlim-Humboldt.
  • 1933 - Fellow do Magdalen College, Universidade de Oxford
  • 1933 - Nobel de Física, juntamente com Paul Dirac.
  • 1934 - Associado na Universidade de Princeton.
  • 1936 - Universidade de Graz, Áustria
  • 1938 - Depois da ocupação da Austria por Hitler, teve problemas por ter abandonado a Alemanha em 1933 e por causas das suas preferências políticas; procura bolsas e projectos de investigação desde a Itália e Suíça até Oxford - Universidade de Ghent. No Instituto de Estudos Avançados em Dublin, torna-se Director da Escola de Física Teórica. Mais de 50 publicações em várias áreas. Avança para uma teoria de campo unificado.
  • 1944 - O que é a vida? (Conceito de código genético)
  • Em Dublin até à sua jubilação.
  • 1955 - Volta a Viena. Numa importante apresentação durante a Conferência de Energia Mundial recusa-se a falar sobre a energia atómica devido ao seu cepticismo. Em vez disso, falou sobre filosofia.
  • 1961 - Morre em Viena, aos 73 anos, de tuberculose. Sobrevive-lhe a sua viúva Anny. Foi sepultado em Alpbach (Áustria).

quinta-feira, 1 de agosto de 2013

Perigos do mundo digital

irei falar sobre os perigos do mundo digital como evita-los que o anda acontecendo com as pessoas com as novas tecnologias.

O mundo digital vai, progressivamente, confundindo os seus limites com o mundo real no cotidiano de crianças e adolescentes. A internet, o telefone celular e muitos novos equipamentos de tecnologia da informação vão transformando os comportamentos e as formas de se relacionar com a família, com os amigos e com as novas possibilidades de viajar pelo mundo sem sair de casa. 
A eram digital não tem mais volta e o mundo do cyber espaço só aumenta a velocidade e a tecnologia dos novos equipamentos com a transformação dos comportamentos sociais e dos relacionamentos entre pessoas e empresas. Além dos riscos inerentes à nova tecnologia, e que também divide a população mundial em alfabetizada ou analfabeta digital, existe uma nova geração digital que já nasceu e cresceu com o computador em sua casa simplificando a vida e ajudando no cotidiano, inclusive da escola.Com o advento da internet, criminosos passaram a usar esse instrumento de comunicação e de informação para a consumação do ato contra a criança ou o adolescente.
Hoje em dia é raro ver crianças brincarem  agora só querem ficar no computador  esquecem dos coleguinhas,  monitores seus filhos para não verem sites  impróprios  que briguem mais e leia também com as novas tecnologia as crianças jovens  ficam cada vez mais preguiçoso para estudar diminuindo seus em penhor escolar .
Mas algumas recomendações devem ser sempre lembradas para se usufruir melhor dos benefícios da tecnologia:
1-Utilizar o computador, o celular e todos os recursos tecnológicos com responsabilidade;

2-Desfrutar das emoções saudáveis (e não doentias nem criminosas) geradas pelas novas tecnologias;

3-Não abuse nem se torne dependente, mas aprenda a viver e a controlar seus hábitos;


Mas, também, surgem novos riscos à saúde para a geração da era digital, devido ao excesso de horas no uso do computador, deficiência de sono e hábitos sedentários, queda do rendimento escolar, pornografia e pedofilia on-line. Serão descritos os principais sinais de alerta para os problemas comportamentais e de riscos para o desenvolvimento da sexualidade saudável, além de um resumo dos transtornos mais frequentes no mundo cibernético.
 Atualmente a internet faz parte do cotidiano da maioria das pessoas e a cada dia novos internautas entram neste mundo fascinante, mas, ao mesmo tempo perigoso, Tanto para adulto e juventude.
Os bandidos também usam internet para roupar as pessoas.
Eu conclui que devemos usar a internet com responsabilidade porque tudo que demais e veneno , procurar mais informações que nos ajude no meu futuro.